Viagens para destinos nacionais são escolhas das famílias para dias de descanso e férias de fim de ano

Trajeto que possa ser feito de carro e opções de lazer que permitam distanciamento são pontos considerados pela maioria dos viajantes

Fachada do hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão. Foto: Grupo AP2

Quem não conhece uma família que viveu intensamente esses dias de isolamento social e está precisando de uns dias fora de casa? O convívio intenso e às vezes desgastante, a falta de espaço para correr, as restrições de passeio aos finais de semana, a saudade da família, a vontade de terminar 2020 e começar 2021 com outra energia. São muitos os motivos para pensar em uma viagem de fim de ano e as famílias já estão procurando destinos que aliem segurança e possibilidade de distanciamento seguro entre as pessoas.

Segundo estimativa da Associação Internacional de Transporte Aéreo, em 2020 houve uma redução de 66% de viagens de avião e isso se deve principalmente por conta dos riscos de contágio pelo covid-19, a restrição para os brasileiros entrarem em outros países e a alta do preço do dólar.

Um relatório do World Travel and Tourism Council (WTTC), conselho global que representa as empresas de turismo, mostra que há um aumento na procura por destinos nacionais e que essa tendência deve ser mantida enquanto não houver vacina contra o vírus. Cerca de 70% das viagens compradas por brasileiros foram para destinos dentro do Brasil (dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav).

Mas, quais são os locais mais procurados pelas pessoas? Um levantamento realizado pela empresa Kayak, sistema de busca de viagens, apontou que Recife (PE) é o destino mais desejado para o réveillon e teve uma diminuição no preço dos pacotes. E não é só preço que as pessoas estão priorizando: opção para fazer o trajeto de carro, a segurança oferecida durante a estadia e a possibilidade de distanciamento de outros hóspedes, são considerados na hora da escolha.

Por isso, hotéis e resorts estão investindo em protocolos de sanitização e treinamento dos colaboradores. O Hotel Serra da Estrela, em Campos do Jordão (SP), por exemplo, implantou medidas específicas para manter o local, os funcionários e os hóspedes protegidos do coronavírus. “Fizemos até simulações de possíveis situações que eles poderiam encontrar no dia a dia. Tivemos feedbacks fornecidos por hóspedes e funcionários dizendo que o treinamento trouxe segurança e confiança no atendimento de todos”, explica Fernando Oliveira, da Entre! Hospitalidade, responsável pelo treinamento junto com Conceição Novaes, da MC Governança.

Funcionária higieniza carrinho de serviço sob supervisão durante treinamento. Foto: Grupo AP2

Para a diretora do hotel, Denise Bernardino, os gastos com treinamento e todas as medidas de sanitização são na verdade investimento. “Os cuidados que tomamos são para a proteção de todos e garantem tranquilidade tanto para hóspedes quanto para funcionários. Não teríamos como reabrir sem pensar no bem estar de cada pessoa que recebemos em nossos ambientes”, destaca.

Os destinos que oferecem diferentes possibilidades de atividades também chamam a atenção das famílias. No caso de Campos do Jordão, o turista aproveita a estrutura da cidade tanto no inverno, quanto no verão e ainda tem a disposição opções de passeio ao ar livre para todas as idades. A cidade é tão versátil que agrada, ao mesmo tempo, quem gosta de calmaria e agito. A gastronomia e o turismo de aventura também são atrativos.

“Já estávamos há muito tempo em casa e optamos por fazer uma viagem que pudesse ser feita de carro, evitando aglomeração, na medida do possível, e aeroporto, avião, esse tipo de local que nos expõe mais a riscos”, conta Ana Luiza Masi, mãe de três meninas que conheceu o hotel Serra da Estrela recentemente. “Ir para uma cidade do interior de São Paulo foi uma escolha pensando em comodidade pela proximidade e também no investimento financeiro que não é alto. No Serra da Estrela nós notamos que tinha de fato uma preocupação em manter o distanciamento entre os hóspedes, álcool gel disponível em todos os ambientes e outros procedimentos de cuidado com o covid-19”, finaliza Ana.

Ceia vegana

O Hotel Serra da Estrela, localizado na Vila Capivari, em Campos do Jordão (SP), é referência pelo seu engajamento em causas ambientais e há dois anos o empreendimento desenvolveu uma horta para fornecer alimentos para o Restaurante Alquimia, que fica nas dependências do hotel. Brócolis, alface, espinafre, tomate, aspargo, pimentão e morango são alguns dos itens cultivados na horta que vão direto para as panelas do chef e são transformados em delícias veganas de dar água na boca. Além de garantir produtos de alta qualidade para os clientes, o intuito é conscientizar hóspedes e a população em geral sobre os malefícios a longo prazo, causados por adubos químicos à saúde e ao meio ambiente.

Neste final de ano, hóspedes e visitantes poderão se deliciar também com a ceia vegana. O cardápio está recheado de comida de verdade, com sabor e qualidade.

Sobre o Hotel Serra da Estrela

Localizado no coração do centro turístico Vila Capivari, em Campos do Jordão, o Hotel Serra da Estrela é sinônimo de qualidade de vida e tranquilidade. Concebido e construído para receber com muito conforto seus hóspedes, o Hotel conta com a cozinha referência em alimentação saudável do restaurante Alquimia..

Sobre o Restaurante Alquimia

O Restaurante Alquimia do “Hotel Serra da Estrela”, apresenta opções criativas e saudáveis elaboradas pelo chef e sua equipe. O cardápio destaca a culinária vegetariana, comprometida com o meio ambiente e qualidade de vida sem perder o sabor. O Serra da Estrela se encaminha para o vegetarianismo e segue os princípios de proporcionar um ambiente livre de sofrimento animal e que apoia causas que podem impactar a vida da natureza e dos seres humanos.

O horário de funcionamento do Alquimia para o almoço é de 12h às 15h, de segunda a sexta, e das 13h às 16h, aos finais de semana e feriados. No jantar horário é o mesmo todos os dias, das 19h às 22h.

Grupo AP2
Beatriz Yuki
Assessora de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui