Socorro tem mais uma novidade para quem é apaixonado por bicicleta: Colina Bike Park

Conceito tem se popularizado no país à medida que as bicicletas também ganham espaço na vida das pessoas, seja como prática de exercício ou como meio de locomoção.

Com mais de 1.300km de estradas rurais, Socorro pode ser chamada de paraíso para os ciclistas Foto: VGCOM Colina Bike Park

Chega como uma opção a mais para quem gosta de pedalar, o Colina Bike Park inaugurado oficialmente no final de semana prolongado, o Bike Park está localizado no Hotel Fazenda Colina dos Sonhos na Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, que é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista, pertinho de São Paulo.

Com mais de 1300km de caminhos rurais, trilhas e estradas de terra disponíveis para os amantes das duas rodas, Socorro é o que se pode chamar de paraíso para os ciclistas, sem distinção de modalidade ou nível de preparo.

Através do projeto Socorro, Destino Duas Rodas, ciclistas e motociclistas são convidados a desfrutar do relevo acidentado e das belezas naturais em meio a Serra da Mantiqueira, percorrendo caminhos onde muitas vezes os carros não tem vez!

Levando em consideração os pedidos dos visitantes, como forma de atender aqueles que preferem locais supervisionados, com toda manutenção e assistência disponíveis, o Bike Park é uma excelente opção. O ar puro e a montanha podem ser os mesmos, mas os circuitos possuem caráter privado e ficam dentro de propriedades, junto a hotéis, pousadas, restaurantes ou apenas como um parque, onde você pode adquirir sua entrada e usufruir da infraestrutura, fazer seu treino, passeio e pedalar muito.

O caminho sinalizado ajuda na hora do pedal Foto: VGCOM Colina Bike Park

Tudo construído seguindo as recomendações da IMBA (International Mountain Bicycling Association), que orienta a criação de trilhas sustentáveis, que não se deteriorem com erosão e se integrem ao meio ambiente. Além disso, conta com aluguel de bikes, caso você não tenha como levar a sua ou só esteja querendo fazer um passeio e relembrar a juventude em duas rodas.

No Colina Bike Park existem mais de 20 trilhas a disposição, superando os 2600m de desnível acumulado e os ciclistas encontram opções para todos os níveis, do iniciante aos mais experientes. Os caminhos, trilhas e single tracks são sinalizados por placas, para facilitar a localização, afinal, a área do complexo supera os 700 mil m². Além disso, conta com aluguel de bikes, caso você não tenha como levar a sua ou só esteja querendo fazer um passeio e relembrar a juventude em duas rodas.

Para quem está começando a pedalar e interagir com a bike nas trilhas agora, os caminhos: Estrada do Sol, Trilha da Mata, Tobogã do Lago, Estrada do Caseiro, Trilha do Lago, Estrada do Lago, Estrada do Cânion, Bkpc X Mirante X BKPC são de nível fácil e vão ajudar a pegar a mão nesse aprendizado e ganhar confiança com a bicicleta andando na terra.

De nível médio a difícil, as trilhas Estrada das Cachoeiras, Trilha da Onça, Descida Zig-Zag e Subida Zig-Zag exigem um pouco mais de habilidade dos ciclistas para encarar subidas íngremes, pedras e curvas fechadas pelo caminho. Lembrando que todas possuem sinalização quanto a direção e grau de dificuldade ao longo do caminho.

E para os pilotos mais experientes, a Trilha do Cânion, Buraco da Colina, Trilha do Fundão e Adventure Bikes / Colina Bike Park oferecem um pouco mais de emoção no passeio, incluindo subidas que ultrapassam os 20% de inclinação em alguns trechos e uma das estradas mais altas da divisa entre SP e MG, com 1400m de altitude.

As rotas, toda altimetria e distâncias também estão no app Strava, o que facilita o planejamento do passeio para os bikers. Raphael Schiavoni, Gerente de Marketing da Rede dos Sonhos comenta que “além das diversas single tracks, trilhas e estradas para cicloturismo, em breve os ciclistas vão desfrutar também de um pump track aqui no Bike Park”.

Junte os amigos e monte um grupo, vá com a família ou só o casal, aproveite as belezas naturais para a pedalada e se hospede no hotel junto ao Bike Park, o Hotel Colina dos Sonhos oferece outros atrativos e opções de passeios, atividades e muito entretenimento. Uma bela vista do topo da Serra da Mantiqueira cortado por lindas cachoeiras e trilhas no meio da mata, um antigo galpão de beneficiamento de café, que deu origem a um charmoso restaurante com uma diversificada gastronomia e também é o ponto de encontro dos amantes das duas rodas. O Colina dos Sonhos faz parte da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, composta pelo Campo dos Sonhos, Parque dos Sonhos e Terra dos Sonhos.

Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares), estão em circulação pelo Brasil mais de 70 milhões de bicicletas, número que segue aumentando as dezenas de milhares a cada mês, e as mountain bikes lideram esse ranking.

Além da beleza natural que a Estância Hidromineral de Socorro tem a oferecer, a população da cidade demonstra todo seu carinho e admiração pelos aventureiros das duas rodas, tanto as motos quanto as bikes, são sorrisos, gestos e atitudes que encantam os visitantes e também atraem novos moradores, graças ao ambiente e carisma dos locais.

A cidade conta com inúmeros Parques de Aventura, locais especializados em atividades como arvorismo, rafting, rapel, trekking e outros. E para aqueles que desejam se aproveitar do grande atrativo que a cidade pertencente ao Circuito das Águas Paulista tem, mas não abrem mão de manter duas rodas tocando o solo, é possível percorrer a ciclovia no corredor turístico do Rio do Peixe. E o Vale das Pedras oferece passeios pela ciclovia que margeia o rio e outros caminhos junto ao parque.

Ciclistas, corredores e pedestres contam ainda com áreas de deck que podem ser um ponto de parada para descanso as margens da ciclovia, seja para tirar fotos ou simplesmente para admirar a natureza e o curso do mais famoso rio da cidade.

Sem ser radical, mas ainda com uma pegada aventureira, é fácil encontrar algumas opções para a prática do Cicloturismo, como o Parque dos Sonhos, que disponibiliza bicicletas e condutores para orientar os passeios ao longo do trajeto, e o Chalés Santa Catarina, localizado próximo a um Parque de Aventura e alguns caminhos para uma pedalada mais tranquila.

“Seja no Bike Park ou em uma trilha pública e aberta a todos, é sempre importante reforçar a necessidade de se recolher o lixo e seguir os caminhos já demarcados, a fim de evitar a formação de erosões, danos a flora e a mata locais”, explica Luciano Peixoto, coordenador do projeto Socorro, Destino Duas Rodas.

Outra opção interessante é chegar ao Pico da Cascavel, que pode render não só uma boa pedalada como uma vista do ponto de decolagem dos paraglides e parapentes, os voadores da região, além do magnifico por do sol emoldurado pela Serra da Mantiqueira.

Do alto de seus 752m de altitude, o Mirante do Cristo é estrategicamente posicionado em um dos pontos altos da cidade. Um caminho por trilhas de aproximadamente 48km, incluindo a visita ao Cristo pode passar pela cachoeira Camanducaia. Atrativos e rotas não faltam na cidade que respira duas rodas.

Localizado em um dos pontos mais altos da cidade, a 1250m, o mirante Pedra Bela Vista, proporciona uma vista de quase 360° das belas montanhas de Socorro e cidades vizinhas. Na rota até o mirante pode-se pedalar até 45km passando pelo Serrote, Limoeiro e a própria Pedra Bela Vista.

Luciano Peixoto comenta: “Socorro é uma cidade para muitas viagens, é fácil de chegar, oferece ótima infraestrutura, é perfeita para quem quer relaxar, aproveitar a natureza e também se divertir. É um destino que oferece atividades para se fazer o ano inteiro, daquelas ideais para o calor as que ficam ainda melhor no frio, regadas a comidas gostosas, hospitalidade e parques com atividades”.

O Hotel Fazenda Colina dos Sonhos traz para os turistas uma nova oportunidade de se conectar com a natureza. Quem vem ao Colina dos Sonhos encontra uma bela vista do topo da Serra da Mantiqueira cortado por doze lindas cachoeiras e trilhas ao meio da mata. No meio de tudo isso um antigo galpão de beneficiamento de café deu origem a um charmoso restaurante com uma diversificada gastronomia e com um ponte de encontro para os apaixonados pelas bicicletas, motocicletas,  cicloturismo, caminhadas, trilhas, cavalgada nas montanhas, passeios de charrete nas montanhas e colinas, entre outras atividades.

Serviço
Colina Bike Park – Hotel Fazenda Colina dos Sonhos

Caminho Turístico do Serrote – KM 12, S/N – Bairro do Serrote, Socorro – SP

Diariamente das 8h às 20h h

Contato:  (19) 3855-2194

Saiba mais:   www.colinadossonhos.com.br

Descubra Socorro:  Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Socorro também é reconhecida por receber muito bem os pets.  Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. www.socorro.tur.br

ASTUR – A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Por VGCOM – Vanessa Giannellini Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui