Socorro, Destino Duas Rodas: Trilhas, estradas de terra e muita aventura

Quer uma dica ? Vá pedalar na Estância Hidromineral de Socorro, cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista

Socorro, Destino Duas Rodas Foto: Shane Glen

Seja no preparativo para uma maratona XCM, como a que está prevista para acontecer este ano na cidade, seguindo o calendário de eventos do projeto Socorro, Destino Duas Rodas, ou para se jogar morro a baixo na mais veloz das modalidades da bike, o Downhill, existe um número imenso de opções para passeio, treino, diversão e muita aventura a bordo da sua bike em Socorro.

Hospede-se em chalés, hotéis, pousadas casas ou arme sua barraca em um camping com toda infraestrutura necessária para passar o fim de semana ou as férias inteiras trilhando caminhos diferentes na cidade que tem tudo para forjar bons ciclistas e deixar recordações.

Das estradas de terra perfeitas para os iniciantes na arte do pedal, passando por trilhas mais fechadas na mata e os single tracks casca grossa que os mais experientes adoram, a capital da aventura é o melhor destino quando se trata de duas rodas, e ainda conta com visual de cartão postal para as fotos ficarem ainda mais legais.

Se mar calmo nunca fez bom marinheiro, pedalar só no condomínio também não faz um bom ciclista… seguindo a lógica popular, é preciso encarar algumas dificuldades para conquistar a sonhada evolução e o domínio da bike por completo.

As estradas de terra são opção perfeita para os iniciantes na arte do pedal. Foto: Shane Glen

Então que tal pedalar cercado pela natureza da Serra da Mantiqueira, passar pelo Rio do Peixe e desfrutar da topografia acidentada e inspiradora da cidade de Socorro?! Uma das nove Estâncias Hidrominerais do estado de São Paulo a integrar o circuito das águas, a cidade que tem mais de 1300km de estradas rurais e trilhas para serem desbravadas.

E entre um pedal e outro, Socorro ainda oferece mais de 20 atividades de aventura para relaxar nas águas do Rio do Peixe, incluindo descida de boia, de caiaque, rafting, stand up ou outra forma a sua escolha. Também é possível curtir os sons da natureza numa caminhada exploratória em meio à vegetação nativa, visitar cavernas, fotografar plantas e animais e se divertir a beça.

Algumas das atividades permitem animais de estimação e outras são adaptadas, oferecendo conforto e segurança para PcDs. Cruze a fronteira entre São Paulo e Minas Gerais de tirolesa, desça montanhas fazendo rapel, sobrevoe a região de paraglider, Socorro com certeza tem uma modalidade que se encaixe nos seus sonhos de aventura.

Suba na bike, pedale até uma fazenda de café e conheça um pouco da história da bebida, do cultivo da planta e tantas outras curiosidades que envolvem o nosso “ouro negro”. Visite hortas orgânicas e experimente um pouquinho da vida na roça, delicie-se com pratos típicos e doces caseiros sem culpa, afinal, depois de tanto pedalar é preciso repor as energias, e não há nada melhor que uma boa comida caseira.

Prevista para acontecer em outubro, a prova de mountain bike XCM tem nível internacional e conta com organização e realização da mesma empresa que trabalhou nas Olimpíadas do Rio em 2016.

Repaginado e totalmente dedicado ao projeto, o novo site do Socorro, Destino Duas Rodas traz novidades para todos. Ao acessar socorro.tur.br/destinoduasrodas  ciclistas, motociclistas e todos os amantes das duas rodas tem acesso as notícias, agenda de eventos e muito mais do que está por vir na cidade que respira aventura e duas rodas. O site oferece ainda, dicas de roteiros, pontos turísticos com diversas informações e uma infinidade de opções. Na galeria de eventos estão agrupados os próximos encontros oficiais. Na aba de cicloturismo é possível acessar rotas, verificar as distâncias e a altimetria das trilhas e caminhos que deseja percorrer, uma forma de se preparar melhor de acordo com seu nível de entusiasmo, com dados obtidos através do app Strava.

Tudo isso mostra que a cidade está de braços abertos para receber ciclistas, cicloturistas e toda a galera do pedal o ano inteiro, sem restrições. Calce a sapatilha, ponha o capacete, lubrifique a corrente e venha descobrir a sua rota preferida em Socorro.

As bicicletas no mercado   –  Somos mais de 70 milhões, segundo dados de 2019. Somente no primeiro semestre de 2020 a produção nacional totalizou 249.494 bicicletas. Cyro Gazola, vice-presidente do Segmento de Bicicletas da Abraciclo, destaca que o resultado alcançado em junho comprova uma reação do setor. “A recomendação de utilizar a bicicleta para locomoção durante e pós pandemia nos deslocamentos vem da própria Organização Mundial da Saúde – OMS. É um modal individual que ajuda a evitar a disseminação do vírus da covid-19”, completa.

Em junho de 2020, a categoria mais produzida foi a Mountain Bike (MTB) com 26.536 unidades, 4,5% a mais que o mesmo mês de 2019. A MTB também liderou o ranking das mais produzidas neste primeiro semestre. Foram fabricadas 151.307 unidades, o que corresponde a 60,6% de participação total. Na sequência vieram Urbana/Lazer (76.077 unidades e 30,5% de participação), Infantojuvenil (15.125 e 6,1%), Estrada (4.576 e 1,8%) e Elétrica (2.409 e 1%).

Também em junho, a região Sudeste foi a que recebeu a maior parte das bicicletas que saíram do Polo Industrial de Manaus, 25.005 ao todo. No ranking do primeiro semestre de 2020, a região Sudeste recebeu 134.417 novas bikes, volume correspondente a 53,9% do total distribuído. Em 2º lugar ficou a região Sul (44.836 unidades e 18% do total), seguida pelo Nordeste (38.478 e 15,4%), Centro-Oeste (18.793 e 7,5%) e Norte (12.970 e 5,2%).

Redes Sociais

Instagram: instagram.com/SocorroDestinoDuasRodas

Facebook: facebook.com/SocorroDestinoDuasRodas

YouTube: youtube.com/SocorroDestinoDuasRodas

Twitter: twitter.com/Socorro2Rodas

Site oficial: socorro.tur.br/destinoduasrodas

#DescubraSocorro –   Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, polo dos aventureiros especiais, uma das nove a integrar o Circuito das Águas Paulista. Especializada em turismo sustentável, ecoturismo e atividades de aventura. Gastronomia, lazer e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas, certificação pelo Ministério do Turismo, mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.

Por VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui