Socorro comemora Dia Nacional do Turismo com certificação da World Travel & Tourism Council – WTTC

Cidade é uma das primeiras do estado de São Paulo a receber o selo Safe Travels

No Saint Sunset a paisagem fica por conta da cachoeira Camanducaia do Meio. Foto: Saint Sunset

A Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística referência em aventura e ecoturismo – comemorará o Dia Nacional do Turismo, 08 de maio com mais uma certificação. Acaba de receber o Safe Travels (viagens seguras) concedido pela World Travel & Tourism Council (WTTC). “Ser uma das primeiras cidades do estado de São Paulo a receber o selo é muito significante.

Primeiro pelo município ser reconhecido por uma instituição internacional, que atesta a prática de regras e, por consequência, ser um destino seguro. Segundo, mostra o potencial que a cidade tem para atrair este público do exterior, que está de olho em nós. É, sem dúvida, um reconhecimento importante para nosso destino”, diz Ana Paula Monteiro, secretária de Turismo de Socorro

O protocolo estabelece regras de saúde e higiene a serem cumpridas por empresas, cidades e países, com o objetivo de tornar as viagens mais seguras, em época de COVID-19. Foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico.

O selo conta com o apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e de mais de 200 CEO’s de grandes empresas do turismo em todo o mundo.

Arábia Saudita, Barcelona, Sevilha, Portugal e o estado mexicano de Quintana Roo, onde fica Cancún, são os primeiros destinos a receberem o selo. No Brasil, as cidades de Gramado, Canela, Bento Gonçalves, São Lourenço do Sul e Florianópolis também receberam.

Caving. Foto: Shane Glen | ©SoulpicsPhotography

Localizada no interior paulista, a “cidade aventura”, como é chamada, é uma das mais conhecidas do Circuito das Águas Paulista, e também do estado de São Paulo. São inúmeras atividades de aventura, ecoturismo e turismo rural, diversas opções de hospedagens (hotéis-fazenda, pousadas, hostels e campings), gastronomia com influências da colonização italiana da região e do sul do estado de Minas Gerais e compras em lojas de fábrica de malharias. Tudo em um só destino. Além disso, ainda é pet friendly e referência em acessibilidade.

“Nosso trabalho junto aos associados é contínuo. Reforçando e orientando sobre as boas práticas de higiene para receber de forma segura o turista em nossa cidade, ao mesmo tempo que também preserva a saúde de trabalhadores e moradores”, ressalta Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro. 

Ecoturismo, atividades de aventura e turismo rural 

São mais de 20 atividades de aventura na terra, ar e água, como por exemplo rafting, boia cross, passeios a cavalo e de quadriciclo, rapel de até 98 metros, trekkings em cachoeiras, exploração de cavernas, pesca esportiva, voo livre e tirolesa. Esta última, incluindo uma das mais longas do país, com um quilômetro de extensão, que corta os estados de São Paulo e Minas Gerais. 

Uma surpresa agradabilíssima para todos o parapente em Socorro. Foto: Shane Glen | @SoulpicsPhotography

Inovador, foi um dos primeiros destinos brasileiros a conseguir certificação internacional para explorar atividades esportivas, o que atesta a segurança nas atrações promovidas pelos estabelecimentos que têm o certificado.

Nos mais de 1300km de estradas de terra, onde encontram-se a maioria dos caminhos turísticos, é possível contemplar belos visuais com grutas, cachoeiras, fontes e rios – como o caminho turístico do Rio do Peixe, que margeia o rio que banha a cidade e onde se pratica o famoso rafting com corredeiras que chegam ao nível 4,5 (de uma escala até 5 para rafting turístico ou comercial), além de encontrar mirantes e parques de aventura em meio a florestas nativas no ecossistema da Mata Atlântica.         

Parque de Aventura Monjolinho operando o rafting no Rio do Peixe. Foto: Parque de Aventura Monjolinho

A cultura rural – conservada desde a fundação da cidade, em 1829 – é dominante e permite ao visitante conhecer fazendas históricas, plantações de café, fabricação de produtos do campo e participar de ordenha de animais e colheita de frutas, por exemplo.

A cidade também recebeu o certificado da Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Governo do Estado de São Paulo, pelo programa Município Verde Azul (PMVA), que avalia o compromisso dos municípios paulistas com o meio ambiente, estimulando as prefeituras a elaborar e executar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.

Hospedagem

Foto: Felipe-Siqueira

Hotéis- fazenda convidativos, pousadas aconchegantes, hostel prático, campings com infra – estrutura completa; estabelecimentos grandes ou intimistas; perto ou mais afastados do centro da cidade compõem as opções de hospedagem. Com o objetivo de promover conforto aos hóspedes, cada detalhe das acomodações é pensado com carinho, para que os dias de estadia sejam os mais agradáveis possíveis. 

Gastronomia

Fazenda 7 Senhoras. Foto: VGCOM/ASTUR

Café da manhã farto, comida caseira, café da tarde caipira, sugestões vegetarianas, self-service, almoço com belas paisagens, suculentos hambúrgueres, pizzas saborosas, sorvetes irresistíveis ou um cafezinho delicioso da fazenda? Todos! Socorro oferece essas e outras alternativas, com uma gastronomia variada e primorosa.  

Compras 

Feira Permanente de Malhas. Foto: @Soulpics Photography

A cidade faz parte do Circuito das Malhas, com um comércio de malhas incrível, a preço de fábrica. Os maiores centros são Feira Permanente de Malhas, Circuito das Malhas Outlet e o Shopping Moda de Fábrica, que reúnem mais de 50 malharias. Mas, as compras se estendem ao artesanato para presentear e produtos artesanais locais como doces, geleias, café, bolos, pães e licores, encontrados no Empório do Cristo. Para quem gosta de bebidas alcóolicas, há alambiques e cervejarias.

Saiba mais: www.socorro.tur.br 

Descubra Socorro

Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público. 

ASTUR

A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 70 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável: Vanessa Giannellini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui