Socorro “comemora” Dia Mundial do Turismo com otimismo e exposição de fotos

Em busca da retomada consciente, estabelecimentos já foram certificados com o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro, do Ministério do Turismo

Socorro tem roteiro de compras com feira permanente de malhas, circuito de malhas outlet, shoppiing moda de fábrica,entre outros Foto: VGCOM / ASTUR / Shane Glen / ©SoulpicsPhotography

Dia Mundial do Turismo – 27 de setembro -, deste ano, com certeza será comemorado de forma bem diferente. Ainda em fase de retomada, o setor tenta se aquecer em meio a necessidade de receber o turista ao mesmo tempo que precisa zelar pela saúde de todos. Esta é a realidade da Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística do Circuito das Águas referência em atividades de aventura e ecoturismo – que se encontra na fase amarela de flexibilização.

Socorro tem turismo rural na imagem um delicioso café caipira Foto: VGCOM / ASTUR / Daniel Rosa

Ainda é muito cedo para festejar, mas o que circula entre os empresários é um sentimento de otimismo. “O turismo doméstico é o grande protagonista da retomada, a partir do afrouxamento das medidas de isolamento. Temos observado uma resposta progressiva do turismo de lazer”, diz Raquel Polkovojs, gerente geral do Hotel Grinberg’s. Compartilha da mesma opinião Elisabeth Konidis, sócia proprietária da Pousada Estância Villa Ventura: “pessoas habituadas a viajarem para o exterior, este ano escolherão destinos no Brasil, pois muitos destinos estão restringindo a entrada de turistas”.

Socorro tem aventura e ecoturismo Foto: VGCOM / ASTUR / Shane Glen / ©SoulpicsPhotography

A busca por natureza já é um diferencial de Socorro. “A expectativa está boa, porém gradativa. Já estamos sentindo a maior procura do nosso destino e para o nosso parque. Estamos percebendo que as pessoas estão procurando lugares ligados à natureza para retomar a vida após o confinamento”, afirma Daniel Rosa, sócio da Pedra Bela Vista. “Estamos aliviados com a reabertura, mesmo que gradual, das atividades econômicas. As pessoas estão angustiadas para mudarem de ares após quase cinco meses fechados em casa”, conta Tatiane de Sousa Pinto, gerente geral dos Chalés Santa Catarina.

Ednilson de Oliveira, proprietário do Cantinho Família Aventura Hostel e Restaurante está confiante e até faz alguns investimentos. “Estamos ampliando nossas atividades em aventura com o caving agora e com boia cross em outubro. Além disso vamos colocar mais um horário de saída para as atividades”.

Olhares de Socorro Imagem: VGCOM / Secretaria Turismo Socorro / ASTUR

Nesse clima de positividade e com a intenção de homenagear o município e o potencial turístico, a estância hidromineral ganhará o varal fotográfico “Olhares de Socorro”, nos dias 26 e 27 de setembro.

A data foi escolhida para comemorar o Dia Mundial do Turismo. A exposição ao ar livre – na Praça Matriz – será composta por 185 fotos relativas a pontos turísticos, personalidades e natureza,  todas sob o olhar de cada fotógrafo convidado.

Ponte Rebouças: A primeira ponte de concreto armado do Estado de SP – 03 de maio de 1910 Foto: Ricardo Beccari

Socorro é a tela e os fotógrafos são os artistas, que com uma diversidade de olhares captam a essência. Cada um mostra por meio de suas imagens um pouco de sua bagagem cultural, de sua vivência, do que enxerga de belo na cidade aconchegante tão cheia de boas energias e natureza. Nesta exposição, os olhares atentos de profissionais convidados como Antonio Zappellini; Cacilda Tassara; Carminha Trainoti; Cuca Jorge; Henrique Picarelli; Jeferson Salgueiro; Jefferson Nyilas; Johanes Duarte; Maikol Vancine; Matheus Oliveira; Natalia Faria; Ricardo Beccari, Valeria Tavares, além de acervo da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

Ações de Retomada

O turismo de Socorro é feito por profissionais autônomos, micro e pequenos empresários, que juntos representam quase 50% da economia da cidade. Todos se empenham e seguem a Cartilha de Boas – Práticas pós quarentena, com diversos protocolos para segurança e prevenção da Covid-19.

“Temos ouvido bastante dos turistas que o fato da empresa seguir todos os protocolos de prevenção de contágio, os deixou seguros para fazer a viagem e foi fator determinante na escolha da hospedagem. E eles fazem o mesmo ao escolher um restaurante ou a atividade de aventura ou ecoturismo, pois ao mesmo tempo que desejam descansar e vivenciar novas coisas, não querem se expor e nem expor a família a riscos desnecessários”, conta Ana Luiza Russo, presidente da Associação de Turismo da Estância de Socorro (ASTUR).

A Rios de Aventura, por exemplo, exige que todos os participantes das atividades estejam de máscara e luva.

O camping do Parque Vale das Pedras está todo sinalizado, com indicações onde o turista deve ter diferentes níveis de cuidado com os protocolos.

Já o centro de lazer Pitauá providenciou cardápios acessados com QR Code e “pedaleira” de álcool em gel.

Outros estabelecimentos, estão indo além dos cuidados exigidos, como o Chalés Santa Catarina, que colocou tapete antibactérias em cada chalé para higienização de sapatos e usa radiação ultravioleta nos ambientes; além disso, propõe que as pessoas façam home office no chalé, para mudar de ares. A mesma proposta tem o Hotel Fazenda 7 Belo.

Também faz parte da retomada, a conquista do selo Turismo Responsável – Limpo e Seguro, concedido pelo Ministério do Turismo, um programa que estabelece boas práticas de higienização para cada segmento do setor. O selo é um incentivo para que os consumidores se sintam seguros ao viajar e frequentar locais que cumpram protocolos específicos para a prevenção da Covid-19, colocando Socorro entre os destinos protegidos e responsáveis.

Os associados da ASTUR – que já conquistaram o selo são Centro de Lazer Pitauá, Chalés Santa Catarina, Hostel Cantinho Família Aventura, Hotel Fazenda 7 Belo, Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, Hotel Fazenda Colina dos Sonhos, Hotel Fazenda Floresta do Lago, Hotel Fazenda Parque dos Sonhos, Hotel Fazenda Village Montana, Hotel Grinberg’s, Hotel Recanto da Cachoeira, Lanchonete Morena da Fronteira, Mundaka Aventura, Parque Vale das Pedras, Portal do Sol Hotel Fazenda, Pousada Cafuné, Pousada Vale das Orquídeas, Pousada Vista Linda, Restaurante Cantinho Família Aventura, Restaurante Massimo, Ristorante D’Napoli e Sobradão Lanchonete e Pizzaria.

No planejamento estratégico da ASTUR estão contempladas outras ações para promover o turismo e a próxima etapa segue o fluxo atual dos negócios com a convergência em massa para o mundo digital. Como solução para auxiliar os associados nessa transição e aprimoramento das vendas, a associação acabou de modernizar o site e a novidade é a hospedagem da loja on line do turismo.

Descubra Socorro

Descubra Socorro:  Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove municípios a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.  Acesse o novo site:  www.socorro.tur.br

ASTUR

A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

Principais distâncias até Socorro

Campinas – 110km
São José dos Campos – 156,6km
São Paulo – 135Km
Sorocaba – 190km
Santos – 200km
Ribeirão Preto – 265Km

VGCOM – Vanessa Giannellini Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui