Santo Antonio do Pinhal reúne cenários mágicos e gastronomia única no bairro do Lageado

Foto: Cláudio Lacerda Oliva

Longe da atmosfera europeizada de Campos de Jordão, Santo Antônio do Pinhal preserva o ar interiorano, além de ser bem mais tranquila e muito menos explorada que a vizinha.  A cidadezinha tem uma paisagem típica da Serra da Mantiqueira, clima de montanha e oferece algumas pousadas bucólicas como a Rancho Zig Zag. São duas horas e 20 minutos da capital, onde a família poderá relaxar contemplando de maneira aberta e segura a natureza e uma paisagem pra lá de especial.

O município abriga o Pico Agudo, uma das mais belas elevações do estado de São Paulo sendo considerado um dos principais lugares para prática do voo-livre na região. Para quem gosta de caminhar, a pedida é uma visita ao Mirante Nossa Senhora e ao Morro do Cruzeiro, além de um banho refrescante nas cachoeiras do Cassununga e do Lageado, ambas são lindíssimas com águas transparentes e geladinha. As quedas  mais parecem um véu de noiva.

Outra dica é visitar os famosos ateliês. Vá até o centro de informações turísticas e peça o mapa do Circuito Caminho das Artes. Com ele fica mais fácil de montar um roteiro que pode ir das cerâmicas aos móveis design.

Foto: Cláudio Lacerda Oliva

A cidade também é conhecida por suas fontes de água com propriedades medicinais, como: a Fonte Santo Antônio (águas radioativas), a Fonte Santo Estevam (ferruginosas) e a Fonte São Geraldo (magnesiana). Uma outra atração interessante é fazer uma visita no Jardim dos Pinhais, um parque com 97% de área livre e verde que reúne oito jardins temáticos, com espécies de diversos países. No canadense, o encanto fica por conta do tapete de flores, o japonês tem pontes vermelhas, bambus e peixes ornamentais no lago. Um guia acompanha o passeio que termina nas bromélias gigantes do jardim tropical. Outros jardins ornamentais como o Italiano, o Montanhês, o Desértico, o Jardim das Bolhas e o dos Beija Flores, completam o passeio, num circuito que dura aproximadamente 1 hora e meia de caminhada com cenários mágicos em meio a exuberante mata preservada. Entrada a partir de R$ 32,00 por pessoa. No momento os turistas são orientados a fazer o passeio sem o guia por conta das restrições ao novo Coronavirus.

Faça também o tour de quadriciclo e complete seu passeio visitando a lojinha de conveniência com produtos exclusivos. Outra atração á a trilha pelo bosque de araucárias que leva a um mirante com vista para a Pedra do Baú. Santo Antônio do Pinhal tem pousadas para todos os gostos e bolsos. Muitas delas não aceitam crianças. Mas como o momento da Pandemia está sendo muito difícil, o gostoso é encontrar um local prazeroso para viver dias de lazer junto a natureza. Para reunir a família, o Rancho Zig Zag tem uma proposta rústica, rural e ecológica, cercada de abundante natureza, localizada no bairro rural do Lageado. São chalés rústicos equipados com lareira e tv a cabo. O café da manhã é servido fresquinho, com pães, bolos e geleias variadas, sucos naturais e chocolate quente, tudo feito ali diariamente. Os ovos mexidos ou fritos, vem do galinheiro.

Foto: Cláudio Lacerda Oliva

O empreendimento é ideal para aliviar o stress e ampliar o contato com a natureza.

Os hóspedes podem desfrutar de pesca esportiva no lago, acesso ao rio, horta orgânica, área para piquenique, casinha na árvore, redes para descanso, piscinas e bicicletas para usar pelo bairro do Lageado que tem paisagens européias, além de trilhas incríveis e banhos cachoeiras. Comandada pela chef Jucélia Costa Manso o restaurante Zig Zag fica em meio a um cenário mágico, cortado pelo rio Sapucaí Miriam tem diariamente massas frescas, como o talharim preparado na hora e cortado manualmente, molhos de tomate, quatro queijos e shitake que é cultivado ali mesmo, além de lasanhas em opções à bolonhesa, brócolis e vegana, com massa artesanal 100% integral e sem ovos. Há também trutas com variados molhos e acompanhamentos e carnes feitas preparadas por 12h em forno a lenha, como a costela no bafo, carro chefe do cardápio.  Enquanto tudo vai sendo preparado, você pode pedir deliciosas brusquetas feitas em pão rústico de grãos. A criatividade é o ponto crucial do trabalho de Ju, como é conhecida; Experimentando as surpreendentes sobremesas. Uma das mais pedidas é o Romeu e Julieta, um sorvete feito com cinco queijos da região e calda de goiabada cascão, além do Vanilla Coffee, doce de leite e paçoca, além de maravilhosos crepes. As diárias saem a partir de R$ 350,00 o chalé para três pessoas com café da manhã.

Mais informações em: pt-br.facebook.com/ranchozigzagcamposdojordaosp ou pelo telefone (12) 99628-6963. www.ranchozigzag.com.br

Serviços

Site da Prefeitura: www.santoantoniodopinhal.sp.gov.br

Jardins dos Pinhais Ecco Parque: (12) 991675619

Secretaria de Turismo: (12) 3666-2595

Como chegar

Santo Antônio do Pinhal fica a 171 km de São Paulo (SP).

Carro: Rodovia Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) até Caçapava e depois seguir pela Rodovia Monteiro Lobato (SP-050).

Ônibus: Viação Pássaro Marron – www.passaromarron.com.br – Tel.: 0800-2853047

Os ônibus partem do Terminal Rodoviário Tietê (São Paulo – SP).

Texto e fotos por Cláudio Lacerda Oliva
Assimptur Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui