Passeio eco-histórico, palafitas, arte e dança para curtir em São Luís

São Luís/MA. Foto: Adilson Zavarize

São Luís, no Maranhão, realmente surpreende os visitantes. Uma novidade bem legal que começou a ser realizada há pouco tempo é um passeio de barco que percorre a Baía de São Marcos por três horas. De lá uma visão especial do centro histórico, um panorama da região das palafitas e uma parada gostosa para um delicioso banho de mar.

Palafitas em São Luís. Foto: Adilson Zavarize

Uma visita estratégica é conhecer o Estaleiro Escola, espaço que ficou anos em ruínas e era uma antiga fazenda de beneficiamento de arroz que foi totalmente recuperada e oferece oficinas de arte e artesanato, construção e reparo de embarcações, além de auditório e uma mostra completa dos principais mestres barqueiros do estado do Maranhão, que são até hoje os principais responsáveis pela engrenagem da economia local.

Professor Luis Phelipe Andres

O gestor desse magnífico espaço artístico educacional é o professor e doutor Luis Phelipe Andres. O passeio de barco é realizado pela Taguatur Turismo e quem opera é a Brittur. O valor é R$ 40,00 por pessoa e a proposta é oferecer uma visão diferente do centro histórico da capital maranhense. O roteiro é denominado eco-histórico.

Voltando para a área central de São Luís, vale a pena visitar e explorar o LABORARTE, que é um grupo artístico independente, com 40 anos de trabalhos culturais desenvolvidos no Maranhão produzindo nas áreas de teatro, dança música, capoeira, artes plásticas, fotografia e literatura. Está sediado num casarão colonial no centro da cidade onde desenvolve atividades culturais permanentes: oficina de tambor de crioula, oficina de dança do cacuriá, oficinas de teatro e ritmos populares do Maranhão; mantém uma Escola de Capoeira e programações culturais.

Batuque no Espaço Laborarte. Foto: Adilson Zavarize

Experimente essa aventura cultural. Lá, é comum você encontrar personalidades da MPM – Música Popular do Maranhão, como Célia Reis, Rita Ribeiro, Flávia Bittencourt, entre outras.

Pra finalizar e completar o seu passeio experimente jantar na orla de São Luis. Dois restaurantes são recomendados.

Carne de Sol. Foto: Adilson Zavarize

O Feijão de Corda e o Cabana do Sol; experimente a carne de sol ou as moquecas de peixe e camarão, além do vatapá e do arroz de cuxá. Na entrada os dois restaurantes oferecem pastéis de carne com massa caseira e geleia de pimenta para aguçar o sabor. Confira!

Serviço

Taguatur Turismo & Eventos
Rua dos Timbós, 30 – Qd 46 -São Luís MA
taguaturonline.com.br

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Fotos por: Adilson Zavarize

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui