Ilha da Madeira radical: muita adrenalina no destino português

Com litoral, montanhas e muito verde, a ilha é ideal para a prática de esportes de aventura

WindSurf em Funchal, Ilha da Madeira. Foto cedida pela Assessoria de Impensa

A Ilha da Madeira, destino português situado em meio ao Oceano Atlântico, tem paisagens deslumbrantes, que vão desde praias de água cristalina até florestas exuberantes, com rios e cachoeiras caudalosos. Este refúgio de natureza não só oferece belos cenários para explorar e descobrir coisas novas, mas também experiências excelentes para uma boa descarga de adrenalina!

Confira abaixo algumas aventuras para viver no destino.

Asa-delta e parapente

Nem o céu é o limite para quem quer viver experiências radicais na Madeira! Devido à geografia da ilha, o ponto de vista aéreo garante imagens das montanhas e do litoral, o que significa que voos de asa-delta e parapente são inesquecíveis. Há bons lugares para decolar em todo o território, como o Pico da Cruz ou o Mirante da Madalena.

Canyoning
Canyoning em Ribeiro Frio, Ilha da Madeira. Foto: Turismo da Madeira

Um desafio emocionante para os viciados em esportes de adrenalina, o canyoning leva os aventureiros a explorar uma ribeira e ultrapassar seus diversos obstáculos, descendo cachoeiras, observando animais em seu habitat natural e aproveitando o total contato com a natureza. Isso é possível com técnicas que combinam rapel, escalada, natação e saltos.

Coasteering

Enquanto o canyoning explora as ribeiras madeirenses, o coasteering é a experiência de explorar a costa e suas escarpas sobre as baías, grutas e recantos com águas translúcidas, em uma combinação de rapel, escalada e saltos para o mar! Um dos melhores locais para isso é a Reserva Natural da Ponta de São Lourenço, que tem um bom percurso para explorar as belezas naturais da Baía d’Abra.

Escalada

O território da Madeira é montanhoso e acidentado. Por isso, há muitas falésias espalhadas pela costa. São paredes sólidas de rocha basáltica, perfeitas para praticar a escalada tradicional. São diversos os points de escalada, e cada um deles oferece um cenário diferente e deslumbrante!

Mergulho

Também é possível viver experiências inesquecíveis embaixo d’água! A vida marinha do mar que rodeia a Ilha da Madeira é riquíssima, e é possível ver de perto anêmonas, corais negros, moreias, meros, mantas e até lobos-marinhos. Há diversas escolas e empresas para levar os turistas para mergulhar, mesmo quem nunca fez isso antes!

Mountain biking
Mountain Bike na Ilha da Madeira. Foto:Tiago Sousa

São muitos os caminhos para conhecer as belezas do destino sobre duas rodas, alguns até mesmo com obstáculos. Além da aventura da pedalada, os turistas podem explorar o interior da floresta Laurissilva, considerada um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, e conferir vistas impressionantes dos inúmeros mirantes.

Stand Up Paddle

Outra atividade que o mar tranquilo da ilha possibilita é o Stand up Paddle, indicado para todos, desde famílias com crianças ou para aqueles que não são muito aventureiros. Esse esporte permite fazer exercício físico ao mesmo tempo em que apreciam a magnífica encosta da ilha e a imensidão do oceano.

Windsurfe

O mar calmo da Ilha da Madeira, com ondulação reduzida e vento constante, é perfeito para a prática do windsurfe. Para quem já pratica, é possível alugar todo o equipamento em empresas especializadas; quem nunca tentou pode aprender com instrutores!

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

Jessica Ferreira
AFT Comunicação Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui