Estância Hidromineral de Socorro encanta pelas belezas naturais

Cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, gruta, cavernas e lindas paisagens na cidade localizada no Circuito das Águas Paulista

Caving. Foto: Shane Glen | ©SoulpicsPhotography

Em tempos de pandemia, a natureza tem se mostrado um excelente refúgio para quem quer se isolar ou mesmo contemplá-la. Na Estância Hidromineral de Socorro – cidade turística localizada no Circuito das Águas Paulista e referência em aventura e ecoturismo – as belezas naturais encantam. Em meio às montanhas da Serra da Mantiqueira, cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, gruta, cavernas e lindas paisagens fazem relaxar.

Algumas, dignas de novela, como é o caso de uma gruta, onde foram feitas cenas para três telenovelas. A extração de minerais fez surgir ao longo dos anos uma enorme gruta, com amplas galerias e paredes desenhadas pelas explosões. Infiltrações de água criaram uma piscina natural, sendo que em alguns pontos chega a ter até 4 metros de profundidade com uma temperatura constante em torno de 10 graus, propício para um viveiro natural de carpas. Aberta à visitação, são permitidos em seu interior, passeios ecológicos de pedalinho.

Hotel fazenda ecologico na cidade de Socorro, Cachoeira dos Sonhos. Foto: Ricardo Beccari.

A cidade abriga uma das maiores cavernas de granito no Brasil, com 450 metros de desenvolvimento e cenários incríveis no interior. Ela foi desenhada por meio de um curso d’água e deslocamento de rochas. O vento e as chuvas também ajudam para ter uma caverna acessível e com certo grau de dificuldade. No interior dela pratica-se o espeleoturismo, onde é possível a transposição de diferentes obstáculos, além de permitir contato com um ecossistema diferenciado e único da caverna.

O Trekking das Grutas leva o praticante para paisagens indescritíveis. São grutas de pedras, vales, muito verde e grandes histórias. A área é um berço para espécies da fauna e flora da Mata Atlântica. Macaco bugio, jacus e alguns tucanos sempre são avistados. Sem contar os pássaros que fazem a trilha sonora do percurso que atravessa quatro pequenas grutas (secas).

Gruta do Anjo. Foto: MKT Gruta do Anjo

O relevo da região favorece a prática do montanhismo, que inclui caminhada na montanha, rapel e cachoeirismo; em meio a um sítio que margeia o Ribeirão do Gamelão, entre rochas e cachoeiras e um canyoning maravilhoso.

Para falar em beleza natural de Socorro, é preciso mencionar as diversas trilhas e cachoeiras. Uma mais bonita que a outra. A mais conhecida é a Trilha das Cachoeiras, que passa por diversas cachoeiras e para em três delas, para curtir, tirar fotos, relaxar e até tomar um banho revigorante. É possível avistar uma grande diversidade de aves durante o percurso; também é comum encontrar com macacos.

Outra, que inclui banho na cachoeira, é a Trilha da Mantiqueira, em meio a Mata Atlântica, preservada e cheia de belezas. A caminhada é nas margens de um ribeirão encantador, com diversas cachoeiras, um visual raro e belo, cercado de árvores centenárias, bromélias, orquídeas e samambaias. O passeio inclui uma pequena caverna, além de avistar grande diversidade de aves e borboletas.

A Trilha da Fazenda Fortuna passa por uma fazenda histórica de 1830, umas das maiores exportadoras de café do Brasil, margeando o Ribeirão do Gamelão por 4km e finaliza na cachoeira do Cantinho do Céu. Já a Trilha do Cipó tem um percurso em meio a mata nativa, com balanço nas árvores, fontes naturais de água potável e ducha para se banhar ao ar livre.

Uma propriedade rural é o ponto de partida da Trilha do Escorredouro, que passa por diversas cachoeiras, vistas incríveis e um contato bem próximo com a muitas espécies da flora local. Existem, também, trilhas com várias cascatas provenientes de nascentes com águas límpidas entre matas preservadas.

No hotel Recanto da Cachoeira o hóspede desfruta da paisagem da Cachoeira do Saltinho. Foto cedida pela VGCOM

Tem até hotel fazenda com 12 cachoeiras, todas com belezas peculiares; destaque para a das samambaias e a do lajeado. Em outro, existe a cachoeira dos Sonhos, considerada a melhor “prainha” da região. E, ainda, a cachoeira do Saltinho.

Outro local que vale a visita é a cachoeira Camanducaia do Meio, um complexo turístico com natureza de encher os olhos e no fim do dia pode-se contemplar um belo entardecer.

No Saint Sunset a paisagem fica por conta da cachoeira Camanducaia do Meio. Foto: Saint Sunset

Localizados no topo de montanhas, os mirantes permitem a apreciação panorâmica da cidade ou paisagens. O Mirante do Cristo é um deles. Mas, o pôr do sol mais concorrido de Socorro fica na Pedra Bela Vista. As cores do céu junto com a imensidão do vale e das montanhas da Serra da Mantiqueira criam um espetáculo ímpar da natureza. Já quem curte parapente terá uma vista privilegiada: o voo duplo acontece no Pico da Cascavel, um dos pontos mais altos da cidade, o que permite admirar de um ângulo diferente o horizinte.

Por do Sol na Pedra Bela Vista. Foto: Shane Glen | ©SoulpicsPhotography

Alguns locais só podem ser visitados com o acompanhamento de um guia ou ficam dentro de propriedades, portanto, é necessário entrar em contato com as empresas, com antecedência, para agendamento e/ou obter informações sobre acesso. Por conta das constantes mudanças de fase, é aconselhável checar dias e horários de funcionamento.

Onde fazer e agendar a sua aventura: www.socorro.tur.br

  • Gruta do Anjo – Tel.: (19) 9 7163-1597
  • Hotel Fazenda Colina dos Sonhos: Cachoeiras das samanbaias e do lajeado – Tel.: (19) 9 9652-1740
  • Hotel Fazenda Parque dos Sonhos – Cachoeira dos Sonhos – Tel.: (19) 3895-3161
  • Hotel Recanto da Cachoeira – Cachoeira do Saltinho – Tel.: (19) 3895-2626
  • Kango Jango – Trilha Fazenda Fortuna e Caverna Quebra Corpo – Tel.: (19) 99685-1365
  • Mirante do Cristo – Tel.: (19) 9 9928-1598
  • Mundaka: Trilha das Cachoeiras e Trilha da Mantiqueira – Tel.: (19) 9 9933-5961
  • Parque Aui Mauê: Trilha Fazenda Fortuna – Tel.: (19) 9 9937- 4309
  • Parque de Aventura Monjolinho: Trilha do Cipó e Trilha da Mantiqueira – Tel.: (19) 9 9898-8118
  • Parque Vale das Pedras: Trilhas e cascatas – Tel.: (19) 9 7172-4260
  • Pedra Bela Vista – Trekking das grutas e mirante – Tel.: (19) 9 9175-7600
  • PróximAventura: Caving Quebra Corpo e Trilha do Escorredouro – Tel.: (19) 9 9906-7544
  • Rios de Aventura: Pedra Bela Vista – Tel.: (19) 9 9935-7179
  • Ronaventura – Voo de parapente – Tel.: (11) 9 4717-1271
  • Saint Sunset – Camanducaia do Meio – Tel.: (11) 9 9268-6569
  • Sinergia Positiva – Montanhismo – Tel.: (19) 9 9873-7379
Descubra Socorro

Estância Hidromineral de Socorro, a “cidade aventura”, é um dos nove município a integrar o Circuito das Águas Paulista. Já é referência nacional em turismo de aventura e turismo acessível e se dedica para se tornar também um destino sustentável e pet friendly. Para isso, diversas ações de conscientização são criadas e envolvem moradores, empresários e turistas. Gastronomia variada, lazer para toda família e a melhor experiência em atividades culturais e passeios cercados pelas belezas naturais da Serra da Mantiqueira. Visitas guiadas ou autoguiadas em mais de 1300km de caminhos rurais disponíveis ao público.

ASTUR

A Associação de Turismo da Estância de Socorro – SP, que tem como objetivo a promoção de ações para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas e o fomento do turismo de Socorro, sempre em consonância com o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) da cidade. Na “Estância Hidromineral” – status conquistado por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual, o que também dá o direito ao município de agregá-lo ao nome -, atualmente, são 60 empresas associadas de diversos setores turísticos como hospedagem, ecoturismo, atividades de aventura, turismo rural, gastronomia e compras.

VGCOM – VANESSA GIANNELLINI COMUNICAÇÃO
Jornalista Responsável: Vanessa Giannellini

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui