Esporte e bem-estar: futevôlei é tendência nas areias de Maresias

Tainá Dias pratica o futevôlei a cerca de três anos. Foto: Raphael Caco @raphaelcaco

O futevôlei é uma modalidade essencialmente brasileira: criado nas praias do Rio de Janeiro em 1960, é a mistura dos dois esportes mais populares do país. Muito descontraído, é a cara das nossas praias tropicais. Depois de rodar o mundo, tornando-se popular nos Estados Unidos, na Europa e até na Ásia, o futevôlei virou moda em Maresias, um dos destinos mais queridos do litoral norte de São Paulo.

Em São Sebastião, a Praia de Maresias, que sempre foi referência internacional no surfe, prova que também é o ambiente ideal para a prática de esportes em sua ampla faixa de areia clara e fofa. As redes do futevôlei passaram a integrar a paisagem da praia, junto com os atletas, que buscam não só momentos de diversão, mas também o bem-estar, independente da estação do ano.

É o caso de Tainá Dias, caiçara natural de São Sebastião, que conheceu o futevôlei há cerca de três anos e não parou mais de praticar o esporte. “Virou a minha paixão! Minha vida toda agora gira em torno de futevôlei, já viajei pra vários lugares para disputar torneios. O esporte sempre me abriu portas em vários sentidos, principalmente no meu ciclo de amizades”, conta.

Foto cedida pela Assimptur Assessoria de Imprensa

As atividades ao ar livre em Maresias, como o futevôlei, nunca foram tão procuradas quanto nos dias atuais. Cada vez mais as pessoas buscam uma maior conexão com a natureza, com foco na saúde. “Futevôlei para mim é vida. Envolve areia, praia, saúde, condicionamento físico, gente bonita e saudável, resenha, amizade, desafio. Não consigo imaginar minha rotina sem futevôlei agora. Quem começa a fazer aula não quer parar nunca mais”, comenta Tainá.

Considerado uma atividade física completa, o futevôlei proporciona condicionamento físico, com trabalhos aeróbico, de força e de coordenação, além de perda calórica e manutenção dos níveis de vitamina D no corpo. Participar de uma partida fica ainda melhor sob o sol de Maresias, com o cenário da Mata Atlântica ao redor e a brisa fresca do mar.

Tainá morou por muitos anos em Maresias e ainda volta à praia para praticar o futevôlei. Para quem quer começar, é só agendar uma aula com um dos donos das redes. “Eu indico futevôlei para todas as idades. O melhor de tudo é que só precisa de uma bola e alguns amigos. Não precisa de equipamento, chuteira ou roupa específica”, diz Tainá.

Seguindo as determinações da Prefeitura de São Sebastião, atualmente todas as praias do município, incluindo Maresias, estão abertas para a prática de esporte e para a utilização de cadeiras, barracas e guarda-sóis por grupos familiares.

Para descobrir mais opções de lazer, hospedagem e gastronomia em Maresias, além de saber mais sobre o trabalho da APHMBR (Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias), acesse: praiademaresias.com.br

Sobre a APHMBR (Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias)

Com 41 associados, a Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias reúne empresários e comerciantes locais de diversos ramos, como hotelaria e gastronomia, com o objetivo de trabalhar a imagem do bairro, otimizar compras e negociações dos associados, fomentar eventos locais e intervir em busca de melhorias para a praia.

Patrícia Chemin
Assimptur Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui