Dark Sky Alqueva, no Alentejo, é considerado o ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo’

Iniciativa de astroturismo da maior região de Portugal recebeu o título nos World Travel Awards 2020

Foto: Miguel Claro

A reserva Dark Sky Alqueva, primeiro destino de astroturismo português, recebeu o título de ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico do Mundo’ nos World Travel Awards 2020. No início do mês, na gala europeia da premiação, a reserva já havia ganhado os prêmios de ‘Melhor Turismo Responsável da Europa’ e ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento Turístico da Europa’. O destino está situado no Alentejo, maior região de Portugal.

“As belezas naturais do Alentejo sempre foram um diferencial para o turismo. Mas este prêmio mostra também a qualidade dos projetos e conceitos que desenvolvemos com nosso patrimônio natural, e isso nos deixa extremamente felizes”, comenta Vítor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. “Com a Dark Sky Alqueva, criamos um atrativo turístico único no mundo, e o fizemos de forma sustentável e positiva para o meio ambiente, preservando uma grande riqueza da nossa região”, finaliza o executivo.

A reserva Dark Sky Alqueva foi o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo, certificação da UNESCO que atesta a sua qualidade para observação de estrelas. Por ser um local com pouquíssima poluição luminosa, o céu noturno da região em torno do lago Alqueva é um convite aos olhos, garantindo uma visibilidade ideal para observar os mistérios do universo, seja a olho nu ou com ajuda de equipamentos específicos.

Foto: Miguel Claro

A reserva integra dez cidades alentejanas e oferece atividades diversas aos viajantes, que incluem observação astronômica com telescópios, trilhas, passeios de canoa e workshops fotográficos noturnos, entre outros. Aliado à oferta turística, o projeto visa também proteger o céu noturno da região, mantendo a poluição luminosa local próxima de zero.

Considerados os óscares do turismo, os World Travel Awards reconhecem marcas, destinos, atrações e hotéis de todo o mundo que se destacam no segmento. O projeto Dark Sky Alqueva também já foi reconhecido na categoria ‘Melhor Turismo Responsável da Europa’ na celebração de 2019.

Para saber mais sobre o Dark Sky Alqueva, no Alentejo, acesse https://darkskyalqueva.com/.

Sobre o Alentejo

Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Privilegiando um lifestyle tranquilo em que a experiência de viver bem dá o tom, conta com belas praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos. Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prêmios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Para mais informações, visite www.turismodoalentejo.com.br.

Jessica Ferreira
AFT Comunicação Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui