Curta o outono nas montanhas de Monte Verde e aproveite seis passeios imperdíveis

Monte Verde/MG Foto: Demétrio César Xavier

Nessa retomada do turismo, os destinos regionais e de natureza vêm se destacando entre os mais desejados pelos brasileiros. E Monte Verde, a charmosa vila mineira situada a 170 quilômetros da capital paulista, surge como refúgio perfeito para curtir o restante do outono.

Conhecido por suas baixas temperaturas, propícias para curtir o clima de romance a dois a beira de uma lareira, ou para observar as geadas que enfeitam as paisagens em trilhas para toda a família, o distrito de Camanducaia apresenta diversas atrações para todos os tipos de público.

Nessa temporada de outono e pós-abertura, as pousadas e estabelecimentos turísticos da região estão trabalhando com toda a segurança e protocolos de saúde necessários – incluindo a redução da capacidade, que atualmente está em 60% -, para atender aqueles que anseiam por dias em meio à natureza para relaxar após esse longo período de isolamento social. Vale lembrar que, aos finais de semana e feriados, apenas turistas com reservas antecipadas podem ter acesso ao distrito.

Avenida Monte Verde. Foto cedida pela Assimptur Assessoria de Imprensa

Confira seis atrações imperdíveis no destino:

Fazenda Radical

Um convite a sair da rotina em meio ao verde da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Radical oferece atrações para a família inteira, desde atividades como arvorismo, cavalgada e arco e flecha até opções mais radicais, como tirolesa – a maior do distrito, com 1050 metros de extensão -, passeio de quadriciclo e parede de escalada. Nesta retomada, o espaço segue funcionando todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Todas as atividades podem ser adquiridas pelo site e não exigem agendamento, com exceção do quadriciclo.

Trilha da Pedra Redonda
Pedra Redonda no Município de Monte Verde MG Foto: Eliana Munhoz

Passeio mais visitado de Monte Verde, a Trilha da Pedra Redonda, que fica dentro do parque Verner Grinberg, foi reaberta ao público em meados de junho.  Contando com um mirante no meio e baixo grau de dificuldade em relação às demais da região, a trilha reabre com restrições e regras específicas. Funcionando, a princípio, apenas às sextas, sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h30, com quatro passeios diários intervalados em 15 minutos. Além disso, o acesso à trilha só é permitindo com a contratação de agência de passeio.

Parque Oschin

Com natureza exuberante, o Parque Oschin é outra opção de turismo de natureza em Monte Verde. Construído em uma reserva florestal particular, o local oferece atrativos como: o Caminho das Hortênsias, com gigantes araucárias e xaxins centenários, Cascata da Olívia, Gruta do Ian, Lago da Nalu e playgrounds com brinquedões que vão garantir a diversão da criançada. É uma ótima oportunidade para fotografar uma das maiores reservas de Araucárias da Mantiqueira. Confira os patos e gansos do lago, tome um café ou chocolate quente e participe da sapecada.

Bar de Gelo

Se a ideia é curtir o frio em Monte Verde, nada melhor do que visitar o Ice Bar e ter a oportunidade de tomar um drink a -15ºC. O local, todo feito de gelo, já chama a atenção por si só, rendendo boas fotos em um clima congelante. O Ice Bar foi reaberto recentemente e segue tomando todas as medidas de segurança para receber os visitantes.

Avenida Monte Verde

Reunindo as principais opções gastronômicas e de compras de Monte Verde, a avenida principal, que leva o nome do distrito, é cenário do roteiro tanto durante o dia, quanto à noite. Seja para registrar as baixas temperaturas no termômetro local, comprar os produtos típicos nas lojinhas das galerias ou se deliciar com as iguarias da vila. Aproveite para conhecer o Restaurante O Alquimista, que está funcionando a apenas 4 meses e já é líder absoluto no TripAdvisor.

O endereço conta com um novo atrativo que fica por conta da decoração: a pintura bauer. O projeto realizado pelas mãos dos artesãos locais começou pelos bancos da avenida principal, que ganharam contornos e cores típicos da técnica, que significa “Pintura de Camponês” e é original da Alemanha. Visite as obras de Manuella Osterne, a filha e precursora da obra deixada por sua mãe, Maria Carmem  Osterne, falecida recentemente.

Obra de Cristina Camargo. Foto cedida pela Assessoria de Imprensa

Vale ainda visitar as pinturas de Sônia Nogueira, da Artecasa, e também os trabalhos criativos do Espaço Bauer Atelier, da competente Cristina Camargo. Um pouco mais distante do centro, aventure-se no ateliê de Paula Bars. Visite a cafeteria anexa a pousada das Hortênsias Boutique.

Termine o seu roteiro na rua da Mantiqueira, conhecendo as pinturas e geleias exclusivas da artista Nilce Martins, um espaço delicado e com peças lindíssimas.

Rota dos chocolates

Se a ideia é esquentar o corpo com bastante energia,  a Rota dos Chocolates é sem dúvida nenhuma uma das maiores delícias do Distrito. Vale visitar a Chocomel, bem no centrinho da cidade. A Saborearte é um local descolado para um delicioso café ou chocolate quente; experimente também os deliciosos bolos. Um dos destaques da casa é o saboroso Banoffee. Outra parada imperdível é a Chocolateria Monte Verde, mais de 40 itens com fabricação própria. Visite a loja de fábrica na Avenida Sol Nascente e assista a produção completa.

Onde ficar

Pousada Jardim da Mantiqueira: Em estilo minimalista, com a vantagem de estar a menos de 400 metros da principal avenida do distrito. A pousada reúne chalés com vista espetacular de um imenso bosque de araucárias. Boulevard com fonte, café da manhã totalmente artesanal e  suítes com hidromassagem mais charmosas de Monte Verde esperam pelos visitantes.  Confira também o jardim colorido que circunda toda a área externa da pousada. A Jardim da Mantiqueira tem uma das melhores avaliações dos turistas que visitam o distrito.

Informações: (35) 3438-1912 –  www.jardimdamantiqueira.com.br

Cláudio Lacerda Oliva
Assimptur Assessoria de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui