Abav-SP e Aviesp apresentam resultados de 2020 e expectativas para o próximo ano

Fernando Santos, presidente da Abav-SP; e Marcos Lucas, presidente da Aviesp

O ano de 2020 para a Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e a Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp) foi repleto de muito trabalho e auxílio aos associados. As entidades, em meio à pandemia da covid-19, trabalharam diariamente na defesa dos direitos dos agentes de viagens, além de exercerem o papel de porta-voz das demandas da categoria nos mais representativos foros governamentais brasileiros e internacionais.

Entre os fatos importantes, vale ressaltar a união operacional e de fornecedores; unificação das redes sociais das duas associações; ampliação do benefício jurídico em duas modalidades; apoio à campanha Adia e o Movimento Supera Turismo; divulgação de medidas de auxílio aos agentes no período do coronavírus; mudança da Aviesp Expo presencial para o evento híbrido Abav Collab; participação na Black Friday de Viagens da Abav Nacional; ações exclusivas para associados com Dr. Marcelo Oliveira, sócio do CMO Advogados e assessor jurídico de diversas entidades do setor; e vitória inédita com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para mitigar a responsabilidade solidária das agências perante o cliente, diminuindo consideravelmente os problemas enfrentados pelo setor, quando ausente sua culpa no serviços reclamado.

Destacamos também as 32 lives, publicadas no YouTube e Instagram, sendo 22 conteúdos da “Hora do Agente”, com apresentações de especialistas do setor de turismo, jurídico e marketing, e 10 do “Papo com Agente”, conduzidos pelos presidentes das organizações e com convidados especiais. Os encontros renderam mais de 20 mil visualizações, com assuntos que se destacaram como home office mais produtivo, dicas sobre LinkedIn, diferencial do agente de viagens, insights de redes sociais em tempos de crise, como alavancar seu negócio com o Google, perfil do consumidor pós covid-19, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), saúde financeira e emocional, entre outros tópicos.

Em novembro, as instituições realizaram a 6ª Convenção Abav-SP e Aviesp, com o tema “Reinvente-se – Renove ideais e faça acontecer”. O evento, em formato on-line, contou com debates sobre o cenário atual.

“Nós adotamos um atendimento personalizado e atento às demandas específicas de cada associado. Sabemos que o agente de viagens é único e precisa de apoio diferenciado. Nenhuma pessoa imaginou que um vírus iria derrubar todos os planejamentos deste ano. Por conta da covid-19, trabalhamos diariamente para ajudar o setor e nos preocupamos em trazer capacitações que discutiram temas amplos, desde a parte financeira, marketing e dúvidas jurídicas, até mesmo os pilares emocionais”, comenta Fernando Santos, presidente da Abav-SP.

Para Marcos Lucas, presidente da Aviesp, esse ano deixou ainda mais clara a importância das associações. “O Turismo foi muito impactado pelo coronavírus. Isto nos uniu e fortalecidos,  trabalhamos com negociações intensas e interseções junto a companhias aéreas e de cruzeiros marítimos, que estavam dificultando a remarcação ou cancelamento de passageiros que se negavam a embarcar, além de pleitos junto ao Governo Federal, culminando em leis que garantiram regras claras para os serviços turísticos no mercado; o apoio às convenções coletivas; e todas as lives e webinars realizadas nos últimos meses. Para 2021, acredito em uma retomada gradativa e vejo muito trabalho a ser realizado em favor da categoria”, ressalta.

Hoje, as associações oferecem benefícios de assessoria jurídica, seguro de responsabilidade civil gratuito, interlocução positiva junto a fornecedores para resolução de pendências nos serviços dos clientes, intercessão junto a instituições financeiras para liberação de recursos via Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) e Fundo Geral do Turismo (Fungetur), além de descontos na emissão dos certificados digitais e preços mais acessíveis em cursos, graduações e escolas renomadas, além de tarifas especiais em hotéis parceiros, locações de veículos, passeios de lazer e tratamentos de saúde, entre outras vantagens.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail abavsp.aviesp@aviesp.org.br ou pelo telefone (11) 2626-1905.

Vitoria Ruano
Business Factory

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui